Sábado, 02/04, haverá uma roda de debate sobre educação e diversidade. Participarão representantes dos professores, juristas, mães, estudantes e cidadãos interessados em saber sobre respeito na escola. Haverá uma conversa conversa aberta e troca de informações sobre o Projeto de Lei 26/2016, que quer proibir livros que falem sobre diversidade e gênero nas escolas de Recife.
O evento pretende reunir todos aqueles que acreditam que educação combina com diversidade, que a sala de aula tem que ser um local inclusivo e que #RespeitoSeAprendeNaEscola
A Mesa será composta por:
LUCIANA VIERA – Diretoria LGBT da UFPE
REGINA GOUVEIA – Professora e integrante do GTES
MARILEIDE CAVALCANTI – Representante do Sindacato dos Professores(SIMPERE) e das mães
MARIA CLARA ARAÚJO- Estudante de pedagogia e representante dos alunos
Mediador: Maxwell Vignoli – Promotor público
Mas acima de tudo a roda será LIVRE e aberta para contribuições de todos.
O evento é GRATUITO!
Entenda o caso:
O Projeto de Lei 26/2016 quer proibir qualquer livro que mencione respeito a diversidade ou gênero nas escolas de Recife. O projeto está tramitando na Câmara de Vereadores do Recife e já está prestes a ser aprovado. A contradição é que o segundo a própria secretaria de Educação, só existe atualmente um livro que de fato menciona esses temas. Nesse livro, existe apenas uma frase que faz que toca no assunto:
“Entre os relacionamentos conjugais, existem casais formados por um homem e uma mulher e casaisformados por pessoas do mesmo sexo.”
O Sarau da Boa vista, maior movimento alternativo de Poesia e Música do centro da cidade do Recife, também anda de mãos dadas com este projeto que é renovar e incluir as camadas mais carentes da nossa comunidade no contexto não só literárias, mas também nas nas artes integradas da nossa cidade multicultural.
Aldo Ferreira Lins